Os estilos de aprendizagem em plataformas digitais

Fonte: http://lcribeirinho.blogspot.pt/

Os estilos de aprendizagem apoiam-se em preferências e vocações, muito particularizadas de cada pessoa, o que influencia a sua forma de aprender as matérias.
 De acordo com vários autores existem 4 estilos explicados de aprendizagem que traçam factos cognitivos, afectivos, fisiológicos, de desenvolvimento e de personalidade, que indicam se os alunos entenderam, se interagiram e respondem ao ambiente de aprendizagem.
No estilo ativo é valorizado os dados da experiência de cada um, as pessoas entusiasmam-se com atividades novas e são muito ativas, são alentadoras, improvisadoras, exploradoras, que se comprometem e naturais.
No estilo refletivo, as pessoas utilizam as suas experiências analisam os dados, antes de chegarem a uma conclusão, os alunos nesta aprendizagem são ponderados, cientes, compreensíveis, analíticos e exaustivos. 
No estilo teórico, o individuo adapta e integra teses sobre teorias complexas e teóricas, estes alunos têm as seguintes características são, metódicos, logicos, críticos, objectivos e estruturados.
No estilo pragmático, os alunos põem em prática as suas ideias, fazem várias experiências e aproveitam a que melhor os atrai. As caraterísticas destes alunos são, práticos, eficazes, realistas, diretos e experimentadores.
As plataformas digitais de aprendizagem vieram auxiliar as acções didácticas pedagógicas no método de ensino e aprendizagem. Na educação formal uma plataforma digital tem que ter, estrutura, conteúdos ou informação, actividades e exercícios, recursos, ferramentas, aplicativos, software, chat, fórum e maill. 
Na minha experiencia, como estudante da UAB e utilizando as novas tecnologias numa plataforma Moodle, veio permitir que eu entrasse no ensino á distancia, uma aprendizagem motivadora e eficaz, tornando-me uma aluna ativa, com uma grande autonomia, confiança e segurança.
A colaboração e a cooperação dos participantes, recursos e professores, são fatores que motivam a construção de conhecimentos intrínsecos e extrínsecos. A colaboração e a cooperação favorecem o sucesso individual e em grupo, pois os objectivos são os mesmos.

Bibliografia
Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal. Capítulo V (Barros, D.M.V). (pp.79-96)