Os Media na Formação à Distância

Fonte: Educ@r

No texto "As características dos meios de aprendizagem interativa online" destaca-se a forma como as tecnologias online são usadas como meios de comunicação e podem contribuir para uma aprendizagem de qualidade.
Na comunicação educacional, os media vieram facilitar e optimizar o desenvolvimento da aprendizagem online, quer em comunidade, quer individual, ajudando a reduzir a distância transacional. As principais  funções dos meios de comunicação segundo Santoro, Borges e Santos (2004) são: coordenação, cooperação e co-construção.
O sucesso na aprendizagem online depende de vários fatores, isto é, os alunos têm de possuir diversas características, obedecendo a grau de autonomia e a  capacidades próprias de cada um. Estes fatores de  ação direta são: a utilização de diversas ferramentas de interação de uma forma eficaz; a carência de existir apoio do professor, o que permite uma construção de diálogo; a interação surge devido às necessidades e preferências de cada participante; os alunos possuem maior maturidade, autonomia e controlo, participação e ser ativo em todo este procedimento.
Bernard et al (2004) compara a aprendizagem à distância com a aprendizagem presencial, salientando que os meios de comunicação usados pelo aluno, são  mais importantes do que o papel do professor, nos resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem. O papel do professor é importante, como mediador, desde que tenha conhecimentos e experiência com as novas tecnologias, tem de estar preparado para que possa dar o apoio necessário ao aluno no seu desenvolvimento de aprendizagem.
As tecnologias de comunicação são cada vez mais utilizadas à distância, em constante desenvolvimento, o que para muitos é um entrave, por isso é essencial investigar a hipótese de dar a possibilidade a todos de ter formação ao longo da vida.
Para que a aprendizagem seja de qualidade é imprescindível que educadores e educandos tenham a possibilidade de aceder à formação contínua na utilização das tecnologias e conhecimentos pedagógicos necessários à formação online.


Bibiliografia:

Fahy (2008). As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. Athabasca University. Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira
Retirado em Maio 03, 2013, de
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562